Se você nunca ouviu falar nesta palavra é uma ótima oportunidade para conhecê-la, principalmente se estiver buscando uma nova colocação profissional. A palavra Outplacement, se traduzida ao pé da letra, significa a saída (out) e a colocação em outro lugar (placement), mas no Brasil o termo acabou se generalizando no sentido de “recolocação profissional”.
Outplacement é um dos serviços oferecidos pelas consultorias especializadas, sendo uma prática técnica de Recursos Humanos, desenvolvida e aplicada no Brasil desde os anos 80. O termo surgiu nos Estados Unidos, na década de 50, quando o exército desenvolvia programas para recolocar no mercado os soldados que voltavam dos campos de batalha da Coréia. Atualmente, o processo consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional, preparando-o de forma técnica e psicológica para as oportunidades de mercado, bem como para o planejamento de carreira e a avaliação de negócio próprio.
A definição de Outplacement é muito abrangente, este serviço pode ser contratado tanto por profissionais independentes, quanto por empresas, sendo benéfico nos dois cenários.
Outplacement para empresas:
O programa de outplacement reafirma a postura ética da empresa e sua responsabilidade social minimizando os impactos do desligamento, o risco de eventuais processos trabalhistas, contribuindo na qualidade do clima organizacional e assegurando o compromisso que a empresa tem com seus profissionais.
Os benefícios deste serviço para as organizações são demissões bem conduzidas, assegurando à produtividade da equipe e retendo talentos, uma vez que ex-funcionários são formadores de opinião. A prática também cria uma imagem mais humana da organização, referência para que esta seja incluída na lista de melhores empresas para se trabalhar.
Outplacement para profissionais:
O Outplacement focado em pessoa física propicia aos profissionais a orientação e o apoio especializado para que possam encontrar alternativas na transição de suas carreiras. Traçando de forma personalizada, diretrizes embasadas no mercado de trabalho, nas experiências obtidas e nos seus objetivos pessoais e de carreira.
Estão previstas ações como a elaboração do currículo profissional, a orientação para entrevistas e dinâmicas de grupo, promovendo a assertividade na abordagem de seu networking e encaminhamento para vagas, além da assessoria na recolocação deste profissional no mercado de trabalho.