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Assessment
A palavra assessment em Inglês corresponde a avaliação em Português, mas no ambiente corporativo corresponde cada vez mais ao conceito de gestão profissional. Em síntese: avaliar competências, conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, auto-conhecimento e o conhecimento adquirido ao longo da sua vida.

Avaliações confiáveis apoiam e dão consistência a processos de desenvolvimento e sucessão. E avaliar um profissional não se restringe a mensurar seu desempenho – requer visão sobre seus potenciais.

 

Periodicamente, as organizações precisam realizar avaliações de seus profissionais para atender a diferentes objetivos: sucessão, desenvolvimento, movimentações internas, promoções. Essas avaliações – ou assessments – podem envolver desde algumas pessoas-chave até dezenas de profissionais de uma organização. Apesar de essas avaliações poderem ser feitas internamente nas empresas pelos profissionais de RH, uma visão externa, especializada e isenta, com referenciais atualizados de mercado, pode ser um fator crítico de sucesso.

 

Ao final do trabalho, são fornecidos relatórios individuais e coletivos contendo percentuais de contribuição atual e potencial, percentuais de competências organizacionais favoráveis e as mais críticas para atingir os objetivos estratégicos. Esses relatórios ainda contêm dados gerais da população, inclusive aspectos ligados à retenção de profissionais, aos valores de carreira e questões críticas a serem tratadas no modelo de gestão.

 

Planos de Retenção

  • Se o processo de desenvolvimento é uma responsabilidade conjunta do profissional e da empresa, retenção é certamente uma responsabilidade da empresa, compartilhada entre RH e o gestor imediato do talento que se deseja reter.

  • Os aspectos corporativos da retenção, descritos em políticas diretamente ligadas ao tema – políticas de remuneração, expatriação, desenvolvimento e formação –, são tratados pela área de gestão de pessoas. A elaboração e o acompanhamento dos Planos de Retenção, por outro lado, cabem ao gestor imediato.

  • É o gestor imediato que deve ter clareza sobre os pontos fortes, pontos de desenvolvimento, interesses, ambições, valores de carreira e eventuais armadilhas às quais os profissionais sob sua responsabilidade estão sujeitos.

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