Depois de anos de trabalho em uma empresa multinacional, com resultados palpáveis de faturamento crescente ano a ano, gerando lucro e uma equipe super-motivada, você recebe a noticia de que a posição imediatamente superior a sua, que você tanto almejava, será ocupada por um profissional contratado no mercado.
Você tem um turbilhão de emoções e por mais que você se controle, deixa transparecer sua insatisfação. Perguntas sobre os motivos de não ter sido considerado para a posição de mais responsabilidade permanecem na sua cabeça e a partir daí toda a ação que você executa, traz um sabor amargo de injustiça, e seu desempenho cai.
Você reconhece as habilidades do seu novo chefe, mas se sente totalmente injustiçado pela empresa, e começa a agir de forma cínica nas reuniões de Diretoria, com seus pares, subordinados e chefe.
Seis meses depois o caminho parece inexorável, mesmo depois das diversas tentativas de RH, do seu gestor e mesmo de colegas, nada surte efeito e depois de 3 meses de observação você é desligado, e recebe um pacote de desligamento, que inclui o Outplacement.
Muitos funcionários tentam negociar o outplacement, mas a empresa que entende os benefícios para o ex-funcicionário e para a empresa, não aceita negociar. Toda empresa consciente de sua responsabilidade, mesmo após o funcionário ter sido desligado, sabe que promover a imagem interna e externa, valoriza e ampara seus profissionais desligados.
A empresa entende também, que no processo de Outplacement o ex-funcionário fará uma analise profunda dos motivos do desligamento e investira no desenvolvimento de novos desafios de forma controlada. É claro que está ação controlada reduz ações trabalhistas, realça a ética ao lidar com assuntos concorrenciais além de benefícios intangíveis.
Para os profissionais que permanecem na empresa, este apoio demonstra que a empresa tem sensibilidade e está comprometida com o ser Humano, fortalecendo a moral da equipe de funcionários.
A Kacser Desenvolvimento ao ser contratada pelas empresas para desenvolver o outplacement disponibiliza um time com profunda experiência em orientação de carreira, também conhecida como Outplacement, Transição de Carreira ou Recolocação Profissional.
Exploramos o histórico de desafios, as competências, os pontos fortes, trabalhamos os pontos fracos, aplicamos testes como Birkman, MBTI, Firo B, que ajudam no autoconhecimento do profissional. Faz parte do processo o desenho da campanha de marketing, ações de networking, revisões sobre a divulgação do candidato no mercado, esclarecimento sobre o Processo Seletivo, orientação de como participar de uma entrevista simulada, orientação sobre negociação salarial, analisar a possibilidade de abrir um Negocio Próprio, e se tornar um Consultor.
Este processo de tem uma duração média de 3 meses, sendo que mais da metade do tempo são de atividades e exercícios práticos, prospecção de oportunidades e análise de ações e feedbacks. Dependendo da dedicação do profissional, sua disponibilidade, do segmento de mercado, do nível salarial/responsabilidade, das habilidades do profissional, seus objetivos, preferência geográfica, uma posição que agrade o profissional é encontrada por ele entre três e seis meses, após o inicio do processo.